sexta-feira, 9 de maio de 2014

É de mim ou...

... em breve o Estado vai pagar às empresas para terem trabalhadores a fazerem-lhes o serviço sem que eles tenham quaisquer encargos.

"...serão dados incentivos às empresas que contratarem pessoas em contrato sem termo, incentivos esses que correspondem ao valor que os empregados receberiam caso continuassem a receber o subsídio de desemprego" (in Jornal da Uma - TVI)

Ou seja, as empresas continuam a habituar-se a não pagar para ter trabalhadores e agora o Estado ainda vai ajudar à "borga" e pagar às empresas para ter pessoas a trabalhar. Não que já não seja o que acontece nos pseudo-Estágios-Emprego em que os licenciados entram e saem das empresas numa roda constante de aproveitamento da medida paga pelo estar. É que pagar 0% a 20% pelo trabalho de um recém-licenciado é bem diferente de lhe pagar os 100%. Mas não bastava isto e não chega os dados que demonstram que essas empresas, na grande maioria, têm os estagiários a entrar e a sair numa espécie de "vira porca, venha outra". Não. Não basta. Agora vão fazer isso a todos os desempregados.
Claro que isto é incentivo ao emprego! Principalmente àquele tipo de trabalho minimamente estável e digno.


2 comentários:

  1. Dá-me vontade de rir, porque eu estou num estágio desses que está quase a acabar e hoje uma pessoa que "percebe" muito do assunto perguntou-me como é que se fazia para renovar o estágio, ou seja, queriam que eu continua-se lá mas com a segurança social a pagar que assim é que dá jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, lá está. O problema é que a grande maioria vem mesmo embora quando eles se apercebem que só dá para ter 1 estágio.
      Eu sou obrigada a fazer um Estágio Profissional (actual Estágio Emprego) para entrar na minha Ordem. Isto depois de passar por um Estágio Curricular. Acho que não faz sentido porque acabamos por ser explorados e todo o mercado ajuda a isso.
      Mas querer alargar estas medidas a todos os desempregados acho que só vai piorar tudo.

      Eliminar