sábado, 24 de maio de 2014

Coisas que aprendi num dia como "comercial"


1 - O PITCH: O pitch é uma história inventada que faz com que os senhores das casas nos entreguem as facturas. Basicamente, enganam-se as pessoas dizendo-lhes que estamos ali para retirar a taxa X ou Y, faze-mo-nos amiguinhos deles e temos umas expressões bonitas que nos tornem afáveis e confiáveis à sua imagem.

2- Dizemos umas trinta vezes que não queremos vender nada, dizemos sempre que é para retirar a taxa, que a pessoa não perde nada em nos mostrar a factura (privacidade, oi?!). Acima de tudo é importante perceber que não estamos ali para vender (mas estamos). Mas não estamos. Entendem?

3 - Depois de termos as facturas na mão temos que fazer com que as pessoas se foquem num outro assunto qualquer, numa história, criamos empatia, sabem? Para quê? Para vender...ups, não é para vender nada!(so they say...). É para lhes retirar a taxa, lembram-se? Podemos falar do rato mickey, do pateta, podemos falar de tudo caso eles se começarem a focar nas nossas pastas e modems e outras tralhas... podemos falar de tudo menos nos produtos que queremos vender... ups...Podemos falar de tudo. Mas não podemos "engonhar" muito porque senão não conseguimos passar em muitas casas e retirar a taxa. A maldita da taxa.

4- Não esquecer que temos que ser bons a analisar pessoas e ser bons com as pessoas. Para quê? Para lhes empurrar o que queremos vender... ups... desculpem-me sabem, é que eu não tenho jeito para fingir e a verdade escapa. Se querem mesmo saber, temos que ser bons a analisar pessoas para sabermos a quem nos dirigir, qual das pessoas que nos abre a porta é a "tal"? Que gostará esta pessoa de ver? Tem filhos? Será avó? Empurro-lhe o pacote dos 10€ ou dos 40€? Isto tudo claro porque só queremos saber qual a melhor forma para os convencer a assinar o contrato... queremos somente tirar a taxa.

5- Nunca se pode tirar a taxa a alguém que ainda esteja fidelizado através dum contrato, mesmo que esse contrato pertença à nossa empresa. Só queremos o bem da empresa, ups, do cliente.

6- Nunca esquecer a ideia de urgência. O que é a urgência?! O produto para além de único a oportunidade também é única!! (Esta é aquela que me custa mais a engolir!! Mas ainda há quem caia nisto?!).
Passo a explicar: o produto só está disponível até ao dia 30 deste mês, a partir do dia 1 de junho passará a estar disponível só até ao dia 15 e depois do dia 15 estará só disponível até ao dia 30... estão a ver?! SÓ estará disponível SEMPRE! Sempre!!

8 - Não esquecer também que têem que aproveitar a oportunidade agora! AGORA! Porquê? Porque para além de SÓ terem 15 dias de promoção para a agarrar. NÓS, os vossos heróis só estaremos nesta zona hoje, SÓ HOJE, amanhã será tarde demais, daqui a 5 minutos será tarde demais. Ou é agora ou NUNCA MAIS terão esta oportunidade. Não esquecer que está É a oportunidade das vossas vidas!

9- Não esquecer que, quando temos os vossos dados nas nossas mãos, o primeiro a fazer é passar os dados do contrato à operadora. Para quê? Para terem logo acesso ao serviço que irão pagar, claro! Só para isso!! Só que não... na realidade estão a analisar todos o vosso registo, tudo aquilo que está associado ao vosso NIF para ver se têm dívidas é que eles só querem gente honesta (pelo menos, no que a clientes diz respeito).


Na realidade a promoção é contínua, existe sempre meus caros, existe sempre, só podem ir mudando algumas condições mas existe sempre; e nós andamos a pé! A sério que amanhã não andaremos muito longe porque afinal temos que vender isto a muita gente e não andamos a saltitar muitos quilómetros sem vender, claro, não é? E quanto à taxa? Sim a taxa existe, ou melhor existiu, porque nenhum contrato novo, em qualquer operadora, paga essa taxa. O que nós queremos mesmo é sair dali com um contrato assinado. SHIUUUU as pessoas não sabem!! Nem podem saber senão lá se vai a mina! Ou o PITCH. Ou o diabo a 4.

Ps: É muito importante ter em atenção às palavras usadas porque não podemos mentir, mas também não podemos dizer a verdade. Entendem? Termos caros, conversa fiada, mudar de assunto, é tudo extremamente importante para dizer o necessário mas evitar as perguntas "chatas", estão a ver? Aquelas perguntas de quem quer saber demais. Afinal para que precisam de pormenores? É que se os perguntarem temos que os dizer. Também temos que falar das condições de pagamento e falar do produto. Mas não é para vender, entendem? Mas é... mas temos que dizer porque não podemos mentir. Mas a verdade toda seria demasiada informação, portanto é sempre bom dizer a verdade toda mas, de preferência num registo linguístico que o comum dos mortais não entenda na totalidade, estão a ver? E depois vamos explicando por miúdos... mais ou menos que, se formos muito explícitos nunca mais saímos dali e afinal nós temos que tirar a taxa a outras pessoas. A maldita taxa.

2 comentários:

  1. Pitch faz me lembrar empreendedorismo uma cadeira obrigatória para todos os mestrados, foi só tipo horrivél.

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    1. Ahah eu só imagino!
      O pior mesmo é ver o esquema por detrás das vendas. É horrível. Foi a primeira vez que vi tal coisa, pelo menos nas outras eram mais directos... aqui é mesmo tentar enganar e o pior são os idosos que caem facilmente nestas ladainhas.

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