sexta-feira, 2 de maio de 2014

As alterações na dinâmica do mercado laboral (ou a escravatura em Portugal)

Se calhar era bom avisar aqueles senhores que pagam aos comediantes para lhes publicitar o negócio, que a vida das pessoas não é uma comédia mas que parece que eles são bons comediantes quando propõem trabalho não remunerado que as pessoas se desloquem por conta própria, paguem um seguro do seu bolso, trabalhem 10 horas (ou mais) por dia e, caso vendam alguns contratos e a dita empresa prestar um serviço de  m*** que faça com que o contrato seja anulado a pessoa (que paga o seguro, as deslocações e trabalha 10 ou mais horas por dia) tenha que devolver a totalidade das comissões [que é um valor da treta!]. Esta devolução é possível até ao fim do contrato...
Isso chama-se voluntariado (que eu não vos quero chamar de escravizadores) . Não sei é se as pessoas estarão dispostas a fazer voluntariado nas vendas porta-a-porta... 

Contas feitas: para trabalhar precisava de gastar cerca de 200€/mês sem contar com o desgaste do meu carro. Sem qualquer garantia que a empresa não aproveitasse a "clausula" das devoluções da comissão para pedir todo o dinheiro que ganhasse mas mesmo que tal não acontecesse, para não ter prejuízo teria que vender imensos contratos.

Claro que esta empresa é totalmente inocente nisto tudo, uma vez que este serviço é feito por outra empresa (às suas ordens) e com certeza que a empresa mãe é alheia a estas situações. Com toda a certeza. Mas como é possível ter dúvidas?!

São estes senhores e os donos duma loja de chineses aqui da zona que têm sempre 1 ou 2 portugueses/por semana à experiência. Sem remuneração.  Óbvio que nenhum presta. Claro que não se estão a aproveitar da necessidade alheia. Eles até são bonzinhos... têm é pouca sorte, tadinhos. Há pelo menos 1 ano que andam sempre a entrar e a sair pessoas que trabalharam para eles uma semana à borla! Tanta pena deles... A sério que tenho.


2 comentários:

  1. Senti um bocadinho de medo a ler este post, pensei mesmo epa ainda bem que não estou ao pé dela que se não sobrava para mim.
    Há uns dias recebi um mail muito interessante de estágios em empresas, várias no país. Fui logo ver visto que o meu estágio está quase a acabar, era portanto só no verão (altura que as empresas têm menos gente por causa das férias), julho, agosto e setembro e só pagavam o subsisio de alimentação e de transporte, Ou seja basicamente pessoal para fazer as férias dos outros sem receber praticamente nada. Isso das vendas porta a porta deve ser das piores coisas que existe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não levavas por tabela que eu disparo só contra quem faz mal :)

      Agora a sério: essas coisas como as que relatas o que eu relato é o resultado de leis mal feitas, de aproveitamento, de falta de respeito... é muito triste olhar para o nosso mercado de trabalho e vermos que não faltam vagas. Desde que sejam vagas para serem preenchidas gratuitamente. E servem para enriquecer quem já é rico mas não servem sequer para que as pessoas possam ser pagas pelo serviço que prestam. Pior é a lavagem cerebral que tentam fazer como se aquilo fosse a melhor hipótese da vida e que jamais encontrarás uma igual... enfim. Criam expectativas e é com base nessas expectativas que se vão alimentando de trabalho escravo. Escravatura em pleno séc. XXI... mas o pior é a impunidade perante a lei deste tipo de coisas.

      Eliminar