terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Pessoas com demasiados clientes...

...ou com falta de profissionalismo ou falta de vontade de trabalhar ou, ou, ou...

Eu não sou uma cliente extremamente consumista ou frequentadora constante de qualquer estabelecimento, no entanto, sou "fiel". Isto é, se estou satisfeita com um produto, se estou satisfeita com o local, se acho que compensa...tendo a voltar sempre ao mesmo. Isto significa que alguém que me atenda bem tem cliente garantida para muitos e muitos anos. Mas há uma contrapartida depois de perder a confiança não volto mais. Claro que todos temos dias maus e todos somos humanos mas quando são situações muito flagrantes ou circunstâncias que se acumulam... perdem a cliente.

Por norma, dou sempre 3 hipóteses às pessoas no geral, sejam relações pessoais ou mais profissionais mas há coisas com as quais eu lido mal - seja a má educação,  falta de profissionalismo ou a falsidade.

Desta vez, foi a falta de profissionalismo. A falta de profissionalismo repetido.
Há cerca de 1 mês atrás fiz uma encomenda  ao "meu" fotógrafo. Disse que ficava pronto numa semana e que me telefonava quando estivesse pronto. Na semana passada, após 3 semanas de silêncio, fui lá - já não se lembrava da encomenda, não se lembrava de mim (?) - vou lá há 3 anos - nem sabia onde tinha metido as fotos, não encontrava o papel com o pedido da encomenda.  Depois de se ter lembrado, de ter feito outra vez a encomenda como se estivesse lá pela primeira vez, disse que ficava pronto até ao natal - mas eu precisava disso esta semana. Garantiu-me estar pronto até hoje. Hoje fui lá, não se lembrava da encomenda (outra vez), no entanto, a dita estava de facto pronta MAS perdeu os originais!

Mais uma vez apontou o meu número e disse que quando aparecessem me telefonava...(coisa que duvido muito porque ele já perdeu 2 vezes o pedido da encomenda com o meu número).

Ps: Teve a decência de imprimir uma cópia dos originais (para eu ficar com tudo duplicado - que era o objectivo inicial) mas não é a mesma coisa. Nem a qualidade é a mesma.

6 comentários:

  1. Ó meu Deus ando com gente assim pelos cabelos!!! Têm-me acontecido tantas do género que é aasustador. O que mais me deixa pasma é a calma e a passividade com que o não profissional responde, não estando minimamente preocupado e deixando ainda em nós a impressão que o problema é nosso! Amazing!

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    1. Felizmente, este foi o único mesmo flagrante que me aconteceu recentemente. Não sei se está farto de ter clientes... mas é tal e qual como relatas - passivo, relaxado, como se nada daquilo fosse da sua responsabilidade... e também fiquei com a sensação que o problema era meu.
      Fico possessa com gente assim. Detesto esta falta de profissionalismo e consideração pelas outras pessoas.

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  2. Ui, Ui.
    Gostei das tuas palavras: "Por norma, dou sempre 3 hipóteses às pessoas no geral, sejam relações pessoais ou mais profissionais mas há coisas com as quais eu lido mal - seja a má educação, falta de profissionalismo ou a falsidade."
    Eu não sei se dou tantas mas no nível profissional acredita dou mais, nunca sabemos o que está por detrás, se o empregado recebe, se tem um problema grave. É muito complicado para quem está de fora perceber e entender essas atitudes.

    Em relação à falta de educação e outras coisas está em todo o lado, em cima, em baixo, à nossa volta acho que veio para ficar, :(

    beijinhos e boa semana.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Olá Sérgio,eu compreendo o teu ponto de vista ,no entanto, neste caso a pessoa em questão é mesmo o dono do estabelecimento.
      Claro que ele também pode ter os seus dias maus, só que foi mais de um mês com dias maus, sem qualquer ponta de profissionalismo ou vontade de prestar um bom serviço a um cliente.
      Eu posso não ser uma cliente que o vá enriquecer, ou uma pessoa que lhe dê a ganhar muito de uma só vez mas tenho vindo a usar os seus serviços várias vezes ao longo dos últimos 3 anos e, somando tudo, não é assim tão pouco. Não sou eu que o vou enriquecer mas acho que ninguém enriquece só com um cliente - todos são importantes para se chegar ao final com um bom volume de vendas. De minha parte, eu deixarei de contribuir para essa pessoa, irei experimentar uma outra loja/fotógrafo quando precisar e, se a mesma me agradar, irei passar a ir a esse local.

      Quanto à falta de educação tenho que admitir que é uma coisa que me mete alguma confusão. Principalmente porque me parece que as pessoas cada vez mais vêm a boa educação, o entre-ajuda, a simpatia como um sinal de fraqueza e tendem a tentar calcar essas pessoas. Parece que o que se está a tornar habitual é a falta de escrúpulos, a má-educação e o oportunismo - isso é uma das coisas que mais me assustam.

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    3. Olá D.
      Neste caso dou-te toda a razão, sendo dono devia ter mais responsabilidades e acontecendo mais do que uma vez é mesmo falta de respeito ou vontade em perder clientes.

      Em relação ao último parágrafo dava um bonito post ou um longo debate, cada vez mais tento não me surpreender com as pessoas ou melhor esperar o pior delas e desse modo pode ser que tenha mais sorte, :(

      beijinhos.

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