terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Calendário do Advento

Após alguns anos de convivência, as nossas tradições de natal começam a solidificar-se e começámos também a criar algumas só nossas.
Das "minhas" tradições houve algumas que foram logo muito bem acolhidas pelo R., uma delas foi o Calendário do Advento (eu tenho a sensação que foi por envolver chocolates...) mas, como estava a dizer, cá por casa o calendário é peça quase tão essencial como a árvore de natal e o presépio. 
Ora, desde que a nossa família teve mais um membro e este começou a ser elegível para comer chocolates, bolachas e biscoitos, que se partilha com ele esse "countdown" natalício. 
Este ano o R. comprou um calendário mas, como não entende alemão, comprou doces para adultos - alguns com álcool, outros com recheios de frutos e afins. 
Todos os dias o B. abria a portinha, víamos de que era feito e eram raros os que ele podia comer (e não gostava de nenhum)... estava a ser um fiasco.

Foi então que comecei a pensar na questão mais a fundo - é um pouco contra-produtivo dar-lhe um doce todos os dias. Logo eu que, durante todo o ano evito dar-lhe chocolates, sumos e derivados vou empanturrá-lo de doces todos os dias, precisamente, até ao dia onde temos um dos maiores festins do ano?! Logo eu que quero dar-lhe uma alimentação saudável? (cheira-me que o ano passado foi o primeiro ano dele nisto e que este seja o último).

Mas não vou acabar com o Calendário do Advento! Isso era quase como meter a árvore ao lixo e desalojar o menino Jesus. 
Mas encontrei uma alternativa. Daquelas saudáveis em vários sentidos - da física à psicológica.

Começou por um vaguear pela Internet e depois, numa tarde, entre cartolinas, papel branco, uma tela inutilizada, imagens natalícias, alguma imaginação e dedicação montei um Calendário do Advento, com base em "envelopes" numerados onde cada um corresponde a uma actividade diária.
E tem sido das melhores experiências até hoje. Não só não tem chocolates (para isso tem o outro e já ninguém lhe dá grande importância) como as actividades que temos feito em conjunto têm sido uma bela forma de interagir, de nos obrigar a sair da rotina e aproveitar verdadeiramente o melhor dos momentos em família. São pequenas coisas, que raramente implicam algum custo mas que nos fortalecem o espírito e a relação. Algumas coisas até já faziam parte do nosso dia-a-dia, outras até estavam planeadas há muito mas vinham sendo adiadas. 
Só o facto de estarem escritas, de lhe dizer o que vamos fazer "hoje" deixa-o em êxtase e muito mas mesmo, muito animado e, por outro lado, obriga-nos também a assumir essa responsabilidade e a não adiar mais esta ou aquela actividade.

3 comentários:

  1. Na hora de almoço vou investigar as tuas sugestões...cvá em casa também são as duas fãs do calendário...mas pelo motivo doce....tiveste uma ideia fabolosa:)

    ResponderEliminar
  2. É difícil resistir ao calendário doce mas olha que o meu anda mais fascinado pelo novo do que pelos chocolates (apesar de que o doce dele tem-lhe dado poucas alegrias este ano, o que também pode ajudar a explicar o fascínio).
    Mas eu quero acreditar que é por gostar tanto das actividades como eu de as fazer para/com ele.

    (espero que tenhas encontrado algo que te tenha agradado a vista)

    ResponderEliminar