segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Opinião

Na minha época rebelde (quando andava com as hormonas aos saltos) dava a minha opinião - quando ma pediam - sem pudores e sem papas na língua, independentemente de quem estivesse por perto, sem indirectas, sem problemas alguns - levavam com a minha opinião num género de "doa a quem doer" (há coisas que felizmente se aprendem com os anos).
Continuo apologista da verdade e, se não gosto, não consigo dizer o contrário ou fingir mas a forma como o faço, mudou.

Posto isto, seria normal que as pessoas que me rodeiam e me são próximas saberem que, se me vão perguntar algo, eu lhes vou dizer o que realmente acho.
Mas há uma pessoa em questão à qual tenho sempre que perguntar: "mas queres mesmo saber o que eu penso/acho...?"  Por norma, esta pessoa não quer, ou melhor, só quer se for para dizer bem. E isto irrita-me. Porque conhecendo-me bem já devia saber que lhe vou dizer mesmo o que acho.

Hoje esta pessoa entalou-me entre a espada e a parede , ou neste caso, entre o provador e a vendedora para me fazer a pergunta "o que achas?".  Esta  não será a melhor forma de obter uma opinião sincera (agora que penso nisso, se calhar ela não queria mesmo uma opinião sincera).
Ambas sabemos que não gostas de opiniões contrárias, ambas sabemos que opiniões contrárias perante terceiros ainda são piores e ambas sabemos que eu não quero dar a minha opinião sobre esse mini-vestido (apropriado apenas para meninas muito jovens, na flor da idade, com umas pernas invejáveis e sem quaisquer pudores) perante a senhora simpática, que não tem culpa daquilo que eu acho e a quem eu não quero desrespeitar.
Por isso, levas um sorriso amarelo... e um "mãe, tu sabes que temos estilos diferentes mas se gostas ...."

E ficou chateada comigo.Porquê? Porque eu não gostei.

(Se levam alguém com vocês para "ajudar a escolher roupa" não querem uma opinião honesta? Ou preferem que a pessoa vos diga que está tudo maravilhosos mesmo não estando? Juro que não a entendo mas se calhar o problema é meu.)

2 comentários:

  1. Ela devia ter perguntado logo no provador sem ninguém a ver, mas é complicado dar a opinião verdadeira sem magoar. Não encontro a cena dos seguidores para seguir o blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento dar-lhe dicas. Em vez de dizer directamente que acho que fica mal, digo-lhe o que acho que ficaria melhor ou o que a favoreceria mais (e acho que também é por isso que quer que vá com ela) - só que, se há algo que ela quer muito que fique bem, não quer opiniões desfavoráveis mas pede opinião...eu não consigo mentir e depois dá nisto.

      ps: agora acho que já se vê aquilo dos seguidores (e já agora, obrigada por me seguires :) )

      Eliminar