domingo, 15 de dezembro de 2013

NO shopping dezembro

Raros são os anos em que tenho presentes por comprar por esta altura... e dou graças a todos os santinhos pela presença de espírito ao tomar essa decisão. Principalmente em dias como o de hoje, em que passei ao lado dum shopping e tenho a certeza que estavam tantos (ou mais) carros estacionados no exterior do que aqueles que cabem dentro do dito.

Desculpem-me senhores comerciantes mas não é comigo que ganham dinheiro neste mês.

Já agora, indo de encontro ao texto publicado pela Suricate, eu este mês até sou capaz de ter gasto mais que nos outros principalmente porque a minha inteligência rara decidiu pagar 2 seguros, na totalidade, este mês (um erro daqueles que não pretendo voltar a cometer).


6 comentários:

  1. E eu que tive que pagar propinas, mas esse tinha mesmo que ser. Metade do salário foi-se em 2 dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois essa é outra daquelas situações em que vai logo uma "bolada" daquelas e nada tem a ver com o natal. Por isso é que esse tipo de "estudos" me deixam um pouco de nariz torcido pois não gosto quando se mete "tudo no mesmo saco". Dizer que tudo o que é gasto/levantado este mês é para o natal é muito redutor e, deve haver muitas excepções.

      Eliminar
  2. Olá D.:)...
    Os "estudos" e as notícias de hoje em dia, desconfiada deixam-me sempre....mas que o português gasta mais do que o que tem...ainda hoje é um facto que não se pode negar, infelizmente, ou os shoppings não estavam a transbordar pelas orelhas, não acredito que ande tudo a passear e a ver montras.

    jinhoooosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Suricate concordo contigo. Aliás nota-se que ainda há muitas pessoas a viver acima das possibilidades e até há alguns que se endividam até ao pescoço só para manter as aparências e "não ficar mal na foto".
      Só que eu gostava de ver os estudos a serem mais precisos, por exemplo, a dar-nos indicações de quanto é a mediana de gastos durante o resto do ano (eu acho que nesse aspecto a mediana é algo mais preciso que a média, que nos dá indicações mais realistas da realidade do que a média). E depois comparando a mediana deste ano e do ano passado para ver a real diferença entre "o resto do ano" e o "natal" para ver se este aumento se deve aos gastos reais ou se se deve à inflação e à subida do IVA, se as pessoas levantaram mais dinheiro este mês ou se têm vindo a levantar mais dinheiro durante todo o ano...
      É que há sempre alguns a viver acima das possibilidades, mas serão todos? E quem anda a gastar muito, são os que são considerados ricos, classe alta ou aqueles da classe média, média-baixa?
      Mas um estudo assim é utópico ;)

      Eliminar
    2. Não D. não são certamente todos.
      E também haverá certamente quem se ande a endividar para pagar impostos, seguros ImI's,...
      A desigualdade social está cada vez mais acentuada na nossa sociedade.

      Eliminar
    3. Infelizmente Suricate tens toda a razão. E hão-de existir muitos a endividarem-se para comer também...
      Quando é por bens não-essenciais não tenho muita pena (porque isso é má gestão e querer viver de aparências) mas perante as verdadeiras necessidade, o que é preciso pagar mesmo para se poder manter uma vida digna... isso sim choca-me. Como também é muito chocante ver famílias onde as pessoas trabalham mas o ordenado não chega para fazer face às despesas todas e onde, por vezes, têm que optar entre pagar a renda ou comer.

      Eliminar