terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Imprevistos e surpresas

Há cerca de 1 semana atrás tive a pior entrevista de trabalho da minha vida. Já tive várias, nas quais me consigo apresentar, nas quais consigo falar normalmente, nas quais sinto que estou a dar o meu melhor. Mas, na da semana passada, senti-me um peixe fora-de-água, senti-me como se fosse aquela minha primeira entrevista de trabalho como quando tinha 15 anos e queria desesperadamente um trabalho. Pior. Tive uma branca completa. Quando me pediram para me apresentar tive imensa dificuldade em conseguir articular um discurso e apresentar a pessoa que sou, a profissional que pretendo ser. Pior. Quando me perguntaram a profissão do meu marido eu simplesmente esqueci o que ele faz, via na minha mente o que queria dizer mas as palavras não saíam. Bloqueava a meio do discurso, sentia-me a gaguejar. Estava tão nervosa como não me lembro de ter estado.

Ora, eu fiquei muito frustrada comigo mesma. Porque já tenho algum traquejo nas entrevistas de trabalho e deveria saber comportar-me, porque já tenho experiência em falar para muitas pessoas - o facto de falar para uma não deveria ser problema, porque não tenho (habitualmente) dificuldade em estabelecer contacto e a ter um discurso coerente. Estava de tal forma nervosa, por querer tanto aquele trabalho, que me espalhei de todas as formas possíveis e imaginárias e fiquei a acreditar que tinha mandado uma boa hipótese de trabalho pela janela fora - por incompetência (e já para não falar nas coisas que pensei sobre mim mesma e que não foram nada positivas).

Hoje recebi um telefonema do dito local - passei para a segunda fase do processo de selecção (supostamente só passariam 3 pessoas). Tenho mais uma entrevista marcada.

Ps: fico na duvida, será que a minha percepção sobre a situação é distorcida ou será que todas as pessoas que lá estavam presentes e não passaram conseguiram sair-se pior que eu?

4 comentários:

  1. O que importa para quem estava te entrevistando você foi bem... só isso.
    E se vc começar a trabalhar lá o seu nervosismo vai ser piada de café. ah e boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristiano :) Seja bem-vindo.
      Claro que é o que importa - só me questiono porque tenho o hábito de me menosprezar em muitas coisas (apesar de andar a tentar inverter isso - daí que acreditava ter analisado a situação de forma realista) mas é mais provável que seja como a milkadreams disse - a senhora deve-se ter apercebido do meu nervosismo e eu estou honestamente grata pela oportunidade.

      Eliminar
  2. Eu nas entrevistas sou um máximo, não digo coisa com coisa farto-me de dizer disparates e com os nervos riu-me que nem uma parvinha. Se calhar quem te entrevistou percebeu que estavas nervosa. Boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que a tua análise é bem capaz de ser o que aconteceu. Ainda bem que há entrevistadores compreensivos senão...
      Obrigada ;)

      Eliminar