sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A espera dá cabo de nós

O B. está sempre doente. Sempre. Salvo raras excepções. Será provavelmente a melhor forma para descrever o estado geral de saúde da minha criança.
Para não me perder nos registos das suas doenças e, consequentemente, não perder o registo dos antibióticos que ele tem tomado comecei há mais de ano o registo de medicação que ele teve que tomar.
Em cerca de 22 meses contabilizam-se 15 antibióticos, 2 vacinas orais, 10 anti-histamínicos e nem sei quantos Ben-u-rons e Brufens (o registo é só para os outros). Na sua maioria tomou mais que um antibiótico por mês, alguns no suposto período em que o anterior ainda deveria estar a fazer efeito, os anti-histamínicos não lhe fazem nada e as vacinas orais são coisa que parece entrar e sair no sistema sem que o mesmo se dê conta.

As amígdalas dele estão assim...
...quando ele NÃO está doente.

Quando está doente o espaço parece inexistente (juro que não sei como é que ele respira), as dores de ouvidos são constantes, as febres de 39º, 39,5º e 40ºs são o prato de quase todas as semanas e as faltas à escola é coisa para na melhor das hipóteses ocorrer de mês-a-mês.

Este ano piorou. Um dia destes acordou como nunca o tinha visto: tinha literalmente o pescoço inchado e deformado - parecia que tinha engolido 2 ovos enormes, um de cada lado. Lá fui eu para as consultas de urgência com ele: nenhuma infecção, somente inchaço.
Ontem a febre voltou, 40º, dores de garganta, dores de ouvidos, dores de barriga... no primeiro dia de febre a médica passou-lhe de imediato o antibiótico: "Eu não costumo fazer isto mas já sei que não vai melhorar se não lho passar". E não vai mesmo, sabe-o ela e sei-o eu que acompanhamos isto há uns aninhos.


Estamos há 5 meses à espera de uma carta do hospital para que seja chamado para uma consulta, consulta essa que será o inicio do processo no hospital para que ele seja operado. Supostamente a espera pela carta tem um período médio de 1 ano, depois da primeira consulta pode demorar até 9 meses ele ser operado,ou seja, poderemos ter mais de 1 ano de espera.

Agora andamos à procura de um seguro de saúde que nos permita levá-lo ao privado e acabar com o sofrimento dele e que também o livre de vez da toma constante de antibióticos. 

4 comentários:

  1. Coitado do rapaz e vocês que devem andar sempre preocupados. Infelizmente o nosso sistema público de saúde não é o melhor por isso se conseguires é melhor mesmo um privado. É que sabe se lá quanto tempo vais esperar, o meu namorado esteve quase um ano desde que recebeu a carta do hospital.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o mal é mesmo o período de espera...
      Não tem sido nada fácil mesmo. Andamos nisto desde que ele nasceu mas só este ano é que as amígdalas deixaram de voltar ao tamanho normal - estão sempre inchadas. Já testamos tudo e mais alguma coisa, agora parece que infelizmente terá mesmo que ser operado.
      Já que tem que ser operado queríamos que fosse o mais rapidamente possível mas pelo SNS está difícil de conseguir.
      Vamos a ver como corre..

      Eliminar
  2. Ohhh, fiquei a sentir alguma tristeza com este relato.
    De facto a saúde é o nosso melhor bem e por ela é que eu gostaria de ter muuuuuito dinheiro, que é para poder me dar a todos estes "luxos" de tratar de nós e dos nossos sem ter de esperar ou remediar!

    Tudo correrá para melhor. Força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu também adorava nadar em dinheiro só para poder dar os tratamentos de saúde de forma imediata a quem deles precisa. Infelizmente não é assim mas vamos a ver como corre.
      Obrigada :)

      Eliminar