domingo, 14 de junho de 2015

Desabafo (ou "ainda não morri, mas quase")

Lata é avisarem uma miúda do grupo a comparecer porque precisam de falar com ela e ela (que nada fez para nenhuma cadeira no semestre, tendo ficado com 4 trabalhos feitos à nossa conta) nos dizer que será prejudicada no teste porque, como não trabalhou durante o semestre todo não percebe nada daquilo. Lata é ela disser que, para esse trabalho em específico, até via as actualizações que íamos fazendo para se inteirar da coisa, para tentar perceber o que nós tínhamos feito.
Latão é quando lhe dissemos que, tendo em conta tudo o que se tem passado, estávamos a pensar retirar o nome dela desse trabalho (os outros já tinham sido entregues) e a reacção da canalha miúda ser "só quero saber se sim ou sopas!"

Sopas, menina,sopas... e não digas que vai daqui porque já vais bem tarde....!

(melhor, melhor, só uma outra que teve a distinta lata de refazer uma parte de um trabalho de uma forma muito mal feita, andar a queixar-se que tinha trabalho imenso e que nós não fazíamos nada [a miúda fez 2 parágrafos num trabalho de 15 páginas...] para depois virmos a descobrir que tudo o que ela fez foi copy paste de um trabalho já feito.... ou seja, plágio!!!)


*A sorte é que isto já está a acabar... um dia destes conto-vos como afinal o meu maior sonho e expectativas virou uma das maiores desilusões: incluindo universidade, docentes, exigência dos mesmos e colegas (na sua maioria com a visão da vida - "se eu poder não fazer nada e ter os louros, melhor").

No meio disto tudo, ainda deu para conhecer algumas excelentes pessoas que acredito que venham a ser bons profissionais no futuro... a maioria lá continuará a passear os livros e a ser sustentado pelos papás.

2 comentários:

  1. Percebo-te tão bem. Achei o mestrado pouco exigente e com muito pouca prática, felizmente aí o pessoal trabalhava bem, a pós-graduação que estou a fazer agora é mais exigente e tenho / colegas que se encostam a ver-nos trabalhar. Felizmente está quase a acabar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Meu Deus que isto é de junho e eu só vou responder agora...)

      Sim eu senti realmente isso. Tinha a universidade em tão boa consideração e estava habituada a uma exigência muito superior. Quando lá cheguei percebi que havia coisas que para mim eram básicas que eles nunca tinham sequer dado... fiquei estupefacta por perceber que tiveram cadeiras na licenciatura onde os exames foram feitos com consulta e acesso à net....fiquei parva...

      E depois estava à espera de exigência e mestria por parte dos professores. Não que todos não o fossem ou que todos maus mas, principalmente em termos de exigência aquilo deixou muito a desejar... e como tinha expectativas tão altas, a desilusão foi ainda maior. Pior de tudo é que não sinto que tenha aprendido grande coisa... parece que "emburreci" e que "estagnei".

      A sorte é que neste ano estou a sentir algo muito diferente :)

      Eliminar