segunda-feira, 16 de março de 2015

Quem não arrisca não petisca

Eu não sou pessoa de ser muito insistente, de não largar o "osso". Gosto de dar espaço às pessoas tanto quanto gosto que respeitem o meu espaço.
Mas nem sempre isso é algo bom.

Há uns anos atrás uma professora minha contava uma história duma rapariga, novinha, acabadinha de sair da universidade mas com uma ambição tal que era de meter inveja a muitos. Contava esta senhora que a rapariguinha tinha o sonho de trabalhar na empresa X e que durante vários meses tentou, sem sucesso, uma entrevista com o chefe-máximo lá do sitio. Claro que a rapariga enviara o Curriculum mas ela já antecipava não ser chamada, por isso, ia tentando a sorte de conseguir uma reunião com o boss para ver se a coisa lhe corria melhor. Volvidos uns bons meses e sem sucesso, a rapariga passou basicamente a stalker deste senhor, onde concluiu que o senhor ia todos os dias, a uma determinada hora lanchar, num determinado sitio. Munida com o seu CV e uma coragem (lata?!) total, aproximou-se do senhor, sentou-se de imediato à sua frente (sim sim a lata é uma coisa só para alguns) apresentou-se, contou o que já tinha feito para conseguir trabalhar para a sua empresa, o que achava que poderia dar à empresa e o motivo de o andar a seguir. Se movido pela beleza da moça, se movido pela sua persistência intensa, a verdade é que a rapariga começou a trabalhar 3 dias depois (se fosse nos EUA poderia ter levado uma ordem de restrição... just saying).


Esta é daquelas histórias que volta e meia me assolam à mente, principalmente quando estou perante pessoas "inacessíveis" e quase que me inibo, inconscientemente, de optar por certos caminhos só porque acho que não vou conseguir. É uma espécie de campainha mental para eu me esforçar mais, dar mais de mim, ser mais chata, ter mais lata. Afinal o que tenho a perder?! O "não" está garantido mas o "sim", esse, só passa a ser uma possível resposta caso arrisque!

(Hoje recebi um e-mail, que quase não enviei, com toda a documentação que preciso para um trabalho, assim como autorização para a utilização do mesmo para fins académicos! E eu que pensava que seria impossível...)

2 comentários:

  1. Estou fartinha de pensar nisso, estou sempre a ouvir isso que nós temos que andar atrás dos empregadores quase a mendigar por um trabalho. Eu acho que não seria capaz de andar constantemente atrás de uma pessoa mas também tenho que ganhar mais lata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então já somos 2.
      Acho que muito do que fazemos também depende da nossa personalidade e maneira de ser, eu sei que seria incapaz de perseguir alguém para saber onde essa pessoa vai só para conseguir encontrar-me com essa pessoa (talvez por isso nunca saia da cepa torta...) mas esta história ressoa-me muitas vezes na cabeça...

      Eliminar